quarta-feira, 25 de junho de 2008

Diretório Acadêmico promove I Assembléia Geral

“Por fim, damos saudações, a todos aqueles que têm coragem de mudar e melhorar qualquer espaço da universidade, seja sua sala de aula, seu curso, tornando assim a nossa universidade cada vez mais, um espaço vivo”. Foi com essas palavras que o estudante de jornalismo Felipe Severo, encerrou o discurso e tomou posse como presidente do principal órgão de representação dos acadêmicos da Unipampa de São Borja.

No dia 12 de junho de 2008, além de dia dos namorados, foi o dia do universitário da Unipampa de São Borja mostrar o tom da sua voz. Ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores, às 18 horas, a primeira Assembléia Geral dos Estudantes, que reuniu acadêmicos dos três cursos: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Serviço Social, além de professores e membros da comunidade.
Os preparativos para a Assembléia já haviam começado dois dias antes quando foi disponibilizada, na Universidade, uma urna para que fossem feitas propostas, reivindicações e reclamações. As propostas do próprio Diretório Acadêmico (DA) também foram para a urna, com a intenção de evitar favorecimento na ordem em que seriam lidas.
O evento teve início com a fala do estudante de jornalismo, Cezar Rodrigues, presidente da comissão que organizou a eleição. Na sua fala, Rodrigues comentou as dificuldades enfrentadas pelos alunos desde o primeiro ano da faculdade em São Borja.
A assembléia contou com a presença de cerca de 60 estudantes. Ao término do evento, o Diretório tinha em mãos 36 propostas aprovadas com o voto direto de todos os acadêmicos da Unipampa presentes. A satisfação de ter sua voz ouvida, era evidente nas falas daqueles que pediam espaço para se manifestar.
“A Assembléia foi um exemplo de democracia no sentido literal da palavra. Agora vamos elencar as prioridades e começar a trabalhar em cima das propostas apresentadas. O saldo é extremamente positivo, pois na Unipampa nunca aconteceu nada parecido. Os alunos terão voz a partir de agora. O DA é para lutar pelos direitos e defender o corpo acadêmico” comentou satisfeito ao término do evento, o presidente Severo.






Reportagem: Rafael Balbueno
Fotografias: Leonardo Ávila