quarta-feira, 8 de abril de 2009

Carta aberta à comunidade são-borjense

O Diretório Acadêmico de Comunicação Social da Universidade Federal do Pampa vem através desta informar a comunidade sobre as condições de preparação técnica de que os alunos da instituição dispõem.

Em atividade desde 16 de outubro de 2006, a Unipampa – Campus São Borja abriga hoje quatro cursos: Serviço Social, Ciências Sociais – Habilitação Ciências Políticas e Comunicação Social, Habilitações Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Sabe-se da importância de uma instituição federal de ensino em uma cidade, principalmente em regiões remotas como a metade sul do Rio Grande do Sul. Em São Borja, por exemplo, a chegada da Unipampa trouxe grande desenvolvimento cultural com projetos como Semanas Acadêmicas e encontros culturais na cidade, oportunizando discussões que integram comunidade e academia e o fomento da economia principalmente nos setores imobiliário e comercial. No entanto, a expectativa dos alunos de Comunicação Social com relação a uma Universidade que se anunciou como pioneira e transformadora não está sendo correspondida.

Entendemos que é fundamental para a formação profissional de jornalistas e publicitários a utilização de laboratórios específicos, como televisão, rádio e fotografia, bem como a orientação de técnicos habilitados em cada área. Contamos, hoje, apenas com um estúdio de rádio, porém sem sua devida utilização pela falta de técnicos.

Após várias tentativas frustradas na busca de uma solução institucional, vemo-nos obrigados a tomar atitudes práticas a fim de sensibilizar a Reitoria da Universidade. Assim, comunicamos que a manifestação dos alunos de Comunicação Social, que ocorrerá no dia 15 de abril, em frente ao prédio da Unipampa, tem por objetivo a obtenção de uma resposta concreta e efetiva a respeito da disponibilização dos laboratórios.
Os alunos de Comunicação Social clamam por soluções imediatas e satisfatórias para que não tenham sua formação comprometida, e possam concluir os estudos no tempo previsto.

Desde já agradecemos o apoio da comunidade são-borjense.

São Borja, 07 de abril de 2009.

Diretório Acadêmico de Comunicação Social